Bom, como eu sei que você é um empreendedor determinado, que sabe o que quer, certamente você acordou hoje e disse: bom dia sol, hoje vou pesquisar preços para fazer o site/ loja virtual/ sistema da minha empresa. Pois, então saiba, caro empreendedor de sucesso, hoje vamos falar sobre definição de necessidades x contratação de serviços.
Como empreendedores, vocês devem ter dificuldades em saber qual a melhor empresa para desenvolver seu site, e-commerce ou sistema. A oferta é muito grande e, como em todas as áreas, existem profissionais sérios e outros nem tão sérios assim. Então vamos analisar alguns pontos e ver de que tipo de serviço você precisa e quais medidas você pode tomar para não se arrepender depois de contratado o serviço.
Analisando suas necessidades
- Eu pretendo vender produtos online: hoje em dia existem várias plataformas customizáveis de e-commerce. Prestashop, Magento, Jigoshop, OsCommerce, dentre outras. Essas plataformas podem ser integradas a sistema de pagamento próprio e também outras formas de pagamento como Pag Seguro, Paypal, Moip, etc. Cada uma tem suas peculiaridades. Além de que você pode optar por alugar uma loja pronta (Locaweb, UOL, etc) e pagar uma mensalidade. Particularmente, eu naveguei numa loja dessas lojas e achei o sistema complicado de lidar, além de que, o sistema é limitado para fazer customizações. A última opção seria desenvolver uma loja totalmente personalizada do zero. O único revés é o custo, bem maior. Seria interessante você fazer uma pesquisa e eleger a melhor plataforma para suas necessidades. Após isso, contrate um profissional para customizar a sua loja.
Mas, quem tem que fazer a pesquisa sou eu, Andrea? Eu aconselho que sim, caro leitor. Hoje em dia temos um potencial veículo de informação e estamos aqui falando dele, a internet. Hoje em dia as pessoas estão (ou deveriam estar) mais informadas sobre todos os assuntos. Se você quer abrir uma loja virtual, seria interessante fazer uma pesquisa de mercado, ver quem são seus concorrentes, navegar no site deles, etc. Depois disso, ainda recomendo ir mais longe. Não adianta nada você falar ah eu quero uma loja virtual, bater o pezinho e pronto. Pesquise muito. Como eu já disse em posts anteriores, saiba quem é o seu público-alvo, conheça os hábitos das pessoas para quem você vai vender seus produtos. Pesquise quais as melhores cores para a sua loja, que tipo de fonte (letra) deve ser utilizada, qual tamanho, como será a dinâmica de compra pelo seu site. Leia, mas leia muito. Tem muitas formas de você se informar, eu já vi várias teses disponíveis online sobre comportamento do consumidor, enfim, se vire, querido. Ou você acha que tudo é um mar de rosas?
Ah, mas a empresa que quero contratar vai fazer toda essa pesquisa pra mim. Ótimo, se você pode pagar pela consultoria, melhor ainda, não é? Mas e você, pequeno empreendedor que começou agora, que está aí guardando moedinha por moedinha no cofrinho pra realizar esse projeto, como fica? Então, povão, mãos à obra. - Prestação de serviços: para você, o mais indicado é ter um site. Muitos empreendedores são muito resistentes quando se fala em desenvolver um site para a sua empresa, mas acredito que, se você está lendo esse post, já está um passo adiante, não é? Vamos pensar em números: segundo dados oficiais do IBGE, em 2011, 77,7 milhões de pessoas acima de 10 anos acessaram a internet somente no Brasil. Já em 2012, o número aumentou para 83,0 milhões, um avanço de 6,8%, ou seja, 5,3 milhões de novos internautas em um ano. De 2011 para 2012 houve um aumento no contingente de internautas em todas as faixas etárias, sendo que na faixa até 29 anos, houve um aumento de 3,4%, enquanto na faixa acima de 30 anos, o aumento foi de 11,2%. Estimulante, não? Vamos continuar analisando os números: 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 70% dos consumidores confiam em informações expressas online. Preciso dizer mais alguma coisa?
- Sistema: você certamente já tem um site e quer integrá-lo a um sistema. O sistema pode ir do mais simples como um banco de dados para cadastro de clientes até um mais elaborado com integração de contas a pagar, controle de fluxo de caixa, estoque, e por aí vai. Identificada a necessidade de se obter um sistema, o interessante é detalhar como será esse projeto e consultar uma empresa ou profissional para dar continuidade.
Bom, pessoas, agora que sabemos que tipo de serviço você precisa, vamos analisar os meios de contratar a empresa ou profissional para desenvolver esse serviço.
Como contratar um profissional WEB
- Se você pesquisar nos buscadores, encontrará centenas de anúncios de agências de desenvolvimento de sites, lojas virtuais e sistemas. Aí vai de cada um pesquisar preços e solicitar orçamentos. Existem sites como o Workana onde você pode solicitar um orçamento para as centenas de profissionais cadastrados. Leia as políticas de uso antes de aderir pois existem algumas regras para participar e você paga uma porcentagem sobre o valor do orçamento para a execução do serviço.
- Uma dica para escolher a empresa é analisar o site da mesma, ver se o conteúdo é relevante, ver se o Português está bem escrito. Veja se a empresa ou prestador tem CNPJ e emite nota fiscal. Pesquise a empresa na junta comercial e veja qual a situação. Por fim, visite a fan page da empresa ou do prestador e veja se é uma página ativa, se existem comentários dos fãs, se produz conteúdo referente à área de atuação.
- Fuja de orçamentos muito baratos ou muito caros. É sempre bom fazer mais de três cotações para definir um orçamento que esteja na média. Se o orçamento está muito abaixo da média, desconfie. Não é porque está super barato que pode ser o melhor negócio. Análise a empresa que está propondo o orçamento. Leve em consideração se é uma empresa com endereço comercial estabelecido, se é um home office, como é o meu caso, se é um profissional free lancer. Um free lancer ou home office podem oferecer um orçamento menor do que o de uma agência com escritório comercial, pois não têm gastos com funcionários, aluguel de ponto comercial, etc.
- Veja se a empresa ou profissional fornecem um contrato de prestação de serviços. O contrato formaliza a negociação e garante seus direitos como consumidor.
- Solicite um cronograma do projeto com prazos e datas de entrega.
É isso, pessoas. Espero ter sido lúdica, informativa e que tenha ajudado a esclarecer um pouco suas ideias.
Acompanhem as próximas postagens e leiam as anteriores, se ainda não leram. Qualquer dúvida, estou à disposição, é só enviar uma mensagem aí nesse formulário ao lado.
Até!
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