Olá, povo, de novo!
Essa historinha que vou contar é só pra mostrar pra vocês que ter um site não é tudo na vida. Mas se você tem um site, faça com ele ele seja um sucesso.
Um cliente fez um site comigo. Ele é consultor em seguros de condomínios, empresas, e por aí vai. Ele ministra palestras sobre segurança, enfim, um assunto bastante pertinente nos dias de hoje. Pois bem, um belo dia ele acordou e disse, sorridente: eu quero fazer um site. Aí lá vai ele pesquisar uma empresa pra fazer o tal site e me encontrou. Ótimo! Um cliente que te procura determinado a fazer um site é algo parecido com um anjo que cai do céu.
Combinamos como seria, valores, e tudo ficou acertado. Fiz o tal site pra ele. Sugeri que ele tivesse uma fan page no Face e também uma conta no Twitter. Seria muito interessante ele dar dicas de segurança nesses canais. Coloquei uma caixinha do Twitter no site dele pois assim os tweets sairiam em tempo real também no site.
Tudo ficou lindo, maravilhoso e entreguei o site e... taraaam. Nenhum acesso. Claro, qualquer site já está fadado ao fracasso desde o início. Quem tem que mudar essa história é você, dono do site, e não eu. Quem faz o site, é pago para fazer o site e não para fazer ações de marketing, entendeu, classe?
Bom, meu cliente esperava vender mil palestras por mês só porque tinha um site. Mas não foi bem o que aconteceu. Vamos analisar a que se deve o fracasso dele:
- ele nunca atualizou o conteúdo;
- nunca divulgou novas turmas de palestras no site;
- nunca divulgou o site em nenhum meio online;
- nunca fez nenhuma postagem no Twitter;
- nunca atualizou a fã page.
Explicação para menores de 5 anos:
Não adianta buscar o público errado. Se você tem dinheiro pra imprimir panfletos, pense também em fazer campanhas online. É simples assim: quem procura palestras ou cursos vai pesquisar online por palestras e cursos e vai encontrar quem ofereça esse serviço. Se você anuncia seu serviço pela internet, está correndo um grande risco de ser encontrado por essas pessoas que procuram o que você oferece. Ou vai me dizer que você fica esperando um panfletinho cair do céu com aquele curso esperto que você queria tanto fazer, hein, hein?
Conclusão
Bom, não sei por qual motivo as pessoas acreditam piamente que depois que têm um site, tudo na vida há de mudar e o mundo se torna um lugar agradável e fácil de viver. Hello! Não é bem assim, povão. Seu site não se divulga sozinho, não caia nessa de que sua loja virtual se vende sozinha dia e noite e, logo, você se torna um milionário. Ah, se fosse assim eu estaria nos Alpes Suíços esquiando, né!! Precisa investir, precisa planejar, precisa saber quem é o seu público-alvo, precisa conhecer quem é o seu cliente, quais são seus hábitos, do que ele gosta, pelo que ele se interessa e precisa traçar estratégias para atingir esse tão amado e sonhado público-alvo. Se você faz um site lindo e maravilhoso e deixa lá, ninguém vai acessar.Vejam essas grandes lojas online. Faz uma simples pesquisa nelas e depois repaaare como elas te perseguem em tudo quanto é site que você acessa. Uma marca não se faz do dia pra noite sem muito esforço, sem investimento, sem planejamento. E é assim com seu site também. Não é porque você é pequeno que também não precise pensar em tudo isso. Vejam bem, não estou dizendo pra vocês não terem um site. Tenham!! É meu trabalho fazê-los! Mas se tiverem um site, tenham em mente no quanto você precisará se esforçar para mantê-lo ativo, funcional, acessível, atualizado e com visitas.
Pensem nisso, povo. Se você está convencido que precisa de um site, é só entrar em contato comigo.
Espero ter sido didática e não tão cruel. A realidade é dura, eu sei.
www.popmais.net contato@popmais.net (11) 2981-8895 | 2209-3426
Andrea Marques é Web designer, desenvolvedora e programadora de sites e sistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário