terça-feira, 12 de novembro de 2013

Geração de conteúdo

Oi, pessoal

Olha, a quantidade de empresas que eu vejo por aí procurando profissionais (ou não) para gerar conteúdo para blogs e mídias sociais é incrível! E pedem pra escrever artigos para blogs especializados em moda, culinária, música, tecnologia, etc. E outros querem que seja gerado conteúdo para a fan page da sua empresa. Nossa, realmente, nunca se produziu tanto conteúdo como nos dias de hoje. 
Às vezes, estamos lá navegando alegres e sorridentes e resolvemos tirar alguma dúvida com o pai dos burros moderno, o Google e tarám!! Encontramos tudo o que queremos.
 

A verdade é que tem conteúdo relevante sendo escrito, conteúdo irrelevante, conteúdo que não sabemos se dá pra confiar muito, uns bem escritos, outros bem mal escritos, enfim. O que as pessoas querem é aparecer nas pesquisas com palavras-chaves relacionadas ao seu conteúdo. Andei percebendo, nas minhas andanças virtuais, que as empresas estão investindo cada vez mais em blogs, fan pages, em tweets, em criação de conteúdo para atrair o seu público-alvo. Quem busca informação sobre determinado produto ou serviço, encontrará o seu conteúdo publicado. O seu conteúdo está numa fan page, está em alguma outra rede social ou em um blog que está diretamente linkado ao site da sua empresa. Assim, cria-se um círculo de visitação e tráfego entre o seu site e o seu blog, redes sociais, etc.
É assim que as empresas estão conquistando cada vez mais seus clientes. Oferecendo conteúdo que solucione as suas dúvidas imediatas e oferecendo, em contrapartida, seu produto ou serviço como a solução rápida para aquele problema.
Mas por que essa necessidade?

A verdade sobre as campanhas patrocinadas


A verdade, verdade mesmo, é que fazer campanhas patrocinadas não é tudo na vida de um empreendedor. Não sejamos hipócritas, né. Tudo bem que a campanha tem que ser bem elaborada, as palavras-chave têm que ter relação com o conteúdo da página de destino do site e blá, blá, blá, mas vamos concordar: quem é que consegue acompanhar 100% dos cliques em uma campanha? E ficar mudando os lances então? Se colocar no automático então, logo o Google dá um jeito de comer seu rico dinheirinho como se fosse capim novo. Estou falando isso por experiência própria. É impossível gerenciar uma campanha com 100% de eficácia. É claro, que ainda assim, o investimento em campanhas patrocinadas ainda vale a pena para alguns segmentos. Ainda mais quando o investimento é substancialmente alto e quando você conta com uma equipe direcionada só pra isso, é o seu caso?.

Na área de serviços, especialmente na minha área (tecnologia), já é bem diferente. Tem muita concorrência e a sua concorrência faz questão de ir lá e acabar com seus créditos clicando inadvertidamente na sua tão suada campanha. Mas, vamos mudar de alhos pra bugalhos e falar sobre o que interessa aqui.



Como produzir conteúdo?


  1. Compartilhar conteúdo: é interessante a empresa seguir páginas de atividades relacionadas à sua área de atuação e compartilhar o que achar interessante. Pense em seguir páginas mais genéricas sobre a sua atividade que passem informações relevantes para o seu público-alvo. Não adianta seguir a página do concorrente e começar a compartilhar suas postagens, aí é fazer propaganda pro vizinho, né?
  2. Gerar conteúdo próprio: em alguns segmentos como moda, lazer, entretenimento, música, arte, e por aí vai, é possível contratar um profissional para escrever o conteúdo pra você fora da sua empresa. Já outras áreas necessitam de alguém dentro da empresa para colher dados e informações para transformar em conteúdo.
  3. Assuntos pessoais não: já vi uma fan page de uma agência de publicidade que mais parecia a página do Edir Macedo. O pior é que tinha milhares de fãs. É melhor você construir um público mais focado e direcionado para o seu segmento do que generalizar muito pra ter só mais "curtir" na página. Nada mais desagradável do que acessar uma fan page e ver um monte de postagens pessoais. Não passa credibilidade além de ser anti-profissional.
  4. Banners: uma boa forma de postar seu conteúdo é através de banners. Imagina uma pet shop com uma promoção de 20% no banho e tosa:

    Postagem sem banner:
    Promoção Pet Mania. Traga seu pet e ganhe 20% de desconto no banho e tosa.

    Postagem com banner:


E então, o que ficou melhor? Aposto que você nem leu direito a postagem somente de texto e foi direto pro banner. Além de ser mais bonito, chama mais a atenção e passa melhor as informações importantes. Além de que, as pessoas vão curtir mais sua postagem se ela for uma imagem do que um simples texto.

Abaixo, mais alguns banners feitos por mim:


Design de banner e logotipo Andrea Marques


Design de banner, logotipo e site www.dgloriaconfeitaria.com.br: Andrea Marques 


E o meu merchand, né people, eu não sou de ferro e adoro novos clientes no meu pé. Os valores estão atualizados e válidos por tempo indeterminado:


Adicionar legenda

Bom, é isso, pessoal, espero que tenham gostado da postagem.

Se precisarem de uma designer como eu pra bolar seus banners, já sabem onde me encontrar: formulário de contato acima à direita, meu site popmais.net, meu e-mail contato@popmais.net, meu portfólio no Flickr ou nos telefones (11) 2209-3426 | 2981-8895.


Até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário