quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ter um site é igual a ter um bichinho virtual, se não cuidar ele morre!

Oi, povo.

Estou aqui para dar algumas dicas para você empresário, empreendedor, profissional liberal, etc, etc que está precisando fazer o site da sua empresa. Bom, você identificou que precisa de um site. Parabéns, já estamos a meio caminho andado. Muita gente ignora essa necessidade. Mas isso é assunto pra outra postagem. Vamos lá, identificada a necessidade, vamos pensar em alguns aspectos. O que sua empresa faz? Oferece produtos ou serviços? Se produtos, seus clientes estão acostumados a comprar esse tipo de produto online? Se serviços, seus clientes estão acostumados a procurar informações sobre esses serviços pela internet?
Conhecer seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu site. Assim é possível saber qual o tipo de comportamento de compra seu cliente tem: 

  • se ele prefere comprar ao vivo e a cores;
  • se ele se arrisca mais comprando em sites pela internet
  • se ele prefere comodidade de dar alguns cliques e ter seu produto entregue em sua casa
  • se ele sabe interagir em um ambiente de compras online
  • onde seu cliente busca informação antes de fechar negócio?
  • é um cliente jovem, antenado e bem informado?
  • ou mais velho, que prefere a propaganda boca a boca?
  • é um cliente que consulta as redes sociais antes de contratar uma empresa?
  • ou é aquele mais apressadinho que quer a informação que necessita na hora que for?

Identificado seu público-alvo, vamos ao que interessa: desenvolver seu site ou loja virtual.

Nem preciso mencionar que existem "ENE" sites gratuitos onde você mesmo vai lá e monta uma dessas coisas e fica lindo de MORRER! Um azul ornando com um vermelho pra dar aquela impressão de pisca-pisca, uma bela fonte Comic Sans pra chamar bastante atenção, seu logo maior do que o anúncio principal, aquela imagem de 100x100px esticada pra 600x600px. Resumindo, uma beleza! 


Mas por que não fazer um site pronto e "grátis" (quem disse que é grátis)? 

Ninguém está impedindo de fazer, mas (e como sempre existe um maaas), existem limitações. Pra você usar seu próprio domínio (www.seusite.com.br) ou pra tirar as propagandas, você tem que pagar uma mensalidade, ou seja, pra quem quer um site amador com um domínio que não é seu e cheio de propagandas, está perfeito! Vai lá agora! www.wix.com

Mas se você preza pela imagem da sua empresa e está preocupado em passar essa imagem da melhor forma possível para seu cliente, então contrate um profissional. E não é só questão de imagem, não. É questão de acessibilidade, questão de código limpo, questão de ser encontrado nas buscas orgânicas (não pagas), questão de navegabilidade, questão de personalização. SEO, design responsivo, navegação intuitiva, etc, etc.


Fazer um site com um profissional é o mesmo que encomendar um vestido com uma costureira. Ela vai tirar suas medidas, ver o tipo de tecido que você prefere, vai te oferecer diversas estampas e cores, e você ainda pode escolher o modelo do vestido.

Logo, o profissional WEB é a costureira e os sites prontos são as lojas de departamentos.


Enfim, você já identificou seu público-alvo, já contratou um profissional para fazer seu site e é só colher os frutos do sucesso!!


Desculpe te decepcionar mas não é bem assim, povão. Um site é a mesma coisa que um bichinho virtual. Se você não alimentar,ele morre. Se você não trocar a roupa, ele sente frio. Se você não acalentar ele fica triste e blá, blá, blá. Vamos lá, eu explico:


Explicação para menores de 5 anos:

Você foi na loja todo faceiro e comprou um celular de última geração, cheio de recursos e está louco pra usar. Aí você começa a passar seu número pra todo mundo, pra família, amigos, conhecidos, desconhecidos, etc. Ótimo, as pessoas vão começar a te ligar porque sabem seu número. Na internet é a mesma coisa. Você acabou de fazer um site lindo, todo cheio de recursos, última palavra em programação. Está lá publicado e só você sabe o endereço. Que exagero, né? Só você e o designer que fez seu site sabem seu endereço.

Então, tá. Vamos lá divulgar esse endereço. Passa o endereço pro vizinho, pros amigos, pra família, pros conhecidos e desconhecidos e... nada. Um ou dois acessos e olhe lá! 
Onde está o problema?

  1. Eles são seu público alvo? Não! 
  2. São seus clientes potenciais? Não! 
  3. Seus clientes sabem que esse site existe? Não!
  4. O designer pisou na bola e me enganou? Não!
Aí sim, você acordou e percebe que ter um site não é tudo. E não é mesmo! O primeiro impulso é de estrangular quem vendeu o site pra você, não é? Mas se contenha, respire e pense: você precisa divulgar o seu site. Não é o web designer que vai fazer isso por você, nem sua tia, nem seu sobrinho metido a designer. É você ou um funcionário seu que tem que pensar em meios de divulgar seu site na internet. Existem empresas especializadas nisso, conte mais uma vez com a ajuda profissional.
Mas tem ações que você mesmo pode tomar, aí vão algumas dicas:

  1. tenha páginas em redes sociais e conecte seu site a elas;
  2. conecte seu site a outros sites, blogs, portais;
  3. gere conteúdo para sua página do Facebook, faça postagens regulares e interessantes para o seu público-alvo;
  4. seja interativo nas redes, não abandone sua página lá, ela também é um bichinho virtual.
  5. faça campanhas de divulgação das postagens no Facebook;
  6. abra um blog oferecendo soluções para seus clientes,
  7. abra canais diretos com seu cliente, saiba o que ele pensa de você.

Assim você pode começar a gerar um tráfego para o seu site. Ah, mas eu odeio Facebook, Twitter, Instagran, etc. Ah, mas eu não sei mexer com computador. Ah, bebê, so sorry, comece a amar agora! Você também tem a opção de contratar uma empresa pra te dar toda a assessoria. É fundamental sua marca, empresa, serviço, produto, estar conectado com esses meios de comunicação online. É lá que está seu público-alvo, seus clientes em potencial. E eles estão prontos a interagir com você, com seu produto, com a sua marca. Além disso, faça com que seus clientes te encontrem na internet. Nada melhor do que campanhas de cliques do Google, Bing, etc. Ah, mas não quero gastar dinheiro! Opa, temos um loop aqui. Lembra daquela história do começo: ter um site é igual a ter um bichinho virtual? Então olha a dica:

Se você quer ter um site e não pensa em investir nele, desista. É melhor não ter um site!

Agora, se você está naquela fase mágica e já se convenceu de que precisa de um site, que vai fazer um site com um profissional e que vai investir no seu site, entre em contato comigo pra fechar negócio, combinado? Entra no www.popmais.net ou me liga: (11) 2209-3426 | 2981-8895.

É isso, povo, espero ter sido didática e não tão dura com vocês. A vida é um pouco cruel mesmo, sabe...

Andrea Marques é Web Designer, desenvolvedora e programadora de sites e sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário