Clientes acumuladores
Oi, pessoas!
Vamos lá falar um pouco sobre os acumuladores de lixo virtual. Por que as pessoas têm tanta relutância em se livrar de coisas velhas? Nesse caso específico, aquele site em HTML jurássico do tempo da brilhantina que está lá torcendo pra ser substituído! Eu sou forçada a dizer que adoro assistir o programa Acumuladores que passa no Discovery e a comparação é inevitável. É a única explicação. Essas pessoas que relutam tanto em melhorar seu site, mudar, aceitar o novo, se modernizar, com certeza são acumuladores compulsivos que ficam entulhando lixo na web. E a tag marquee então, é a rainha da sucata. Eu explico, a tag marquee é aquela que faz um texto ficar passando de lá pra cá, de cá pra lá incessantemente. Ela já foi a vedete das tags, mas hoje está mais velha e ultrapassada do que um dinossauro. Mas não, tem gente que adooora aquilo, acha o máximo.
Eu já entrei em contato com esse tipo de cliente e tudo o que ouço é NÃO, EU NÃO PRECISO DE OUTRO SITE! Tudo bem, quem sou eu pra lutar contra a loucura de um acumulador compulsivo. Já falei, se precisarem de auxílio psicológico, chamem a Yone Fonseca, que ela resolve.
Maas, e sempre existe um mas, vamos analisar alguns pontos e vamos ver se faz sentido continuar com o seu site do jeito que está.
- Site em Flash: saia correndo e me contrate pra refazer seu site. Gente, a moda hoje não é mais um site cheio de movimentos, com um banner piscando aqui, as letras correndo dali, os links pulando igual a dançarinas de cancan. Fala sério, você já tentou acessar seu lindo site em Flash num Iphone ou Ipad? Rá, mas eu não tenho Iphone nem Ipad! Hello mais uma vez povão!! Você não tem, mas quem garante que seu cliente não tenha? Torne seu site acessível a todos! Afinal, é o seu cliente quem paga suas contas, é pra ele que você tem que fazer um site, e não pra você, entendeu, classe?
- Layout ultrapassado: antes era muito chique ter um site com até 800px de largura. Antes! Hoje em dia os monitores estão maiores, podemos aproveitar melhor. Hoje já é possível seu site se adaptar a novas tecnologias como celulares e tablets. Vamos deixar de nostalgia e esquecer aquele layout antigo onde se entulhava todo o conteúdo na home. Gente, aposto que vocês não andam mais com calça boca de sino e cabelo a la Robertão dos anos 60, né? Atualiza!
- Links no rodapé da página: se é o seu caso, meu querido, refaça esse site ontem. Já vi vários exemplos de sites que só têm links para as páginas no rodapé. A não ser que seu cliente tenha uma mediunidade imensa pra saber a localização dos seus links, um ser normal não ficará mais de 5 segundos procurando;
- Imagens mal definidas: um tormento pra qualquer um. Você entra no site do indivíduo e vê aquelas imagens esticadas ao extremo, sem definição nenhuma. O dono do site realmente acha aquilo o máximo, mas seu cliente não. Principalmente se for uma loja virtual, pousada, restaurante, etc.
- Cores berrantes e contrastantes: olha, povo, eu gostaria muito de poder colocar os links aqui, pois já vi vários sites assim nessas minhas andanças virtuais. Mas, por uma questão de ética, não vou colocar. Procurem por si sós que vocês vão encontrar as pérolas de que estou falando. Eu já vi um amarelo bem forte, mas bem forte com letras vermelhas e azuis - esse era tão completo que tinha até a tag marquee - aquilo não era um site, era uma luxúria. Além do fundo inteiro ser amarelão, ainda tinha uma textura de ondas pra piorar tudo.
- Textos mal escritos: olha, povo, vou dizer uma coisa, se eu entro num site e está tudo escrito errado, eu caio fora na hora. Português errado não passa credibilidade pra ninguém. O site pode ser lindo e maravilhoso, escreveu errado, eu saio do site imediatamente. O que custa pagar alguém pra revisar seus textos? Eu tenho um profissional que faz revisão gramatical e ortográfica cobrando 15,00 por página de texto. Pára, né povo. Não é uma exorbitância assim, qualquer um pode pagar. Vamos parar de chorar as pitangas e fazer uma coisa decente!
Historinha de um acumulador compulsivo
Um belo dia essa pessoa certamente acordou determinada a fazer algum web designer sofrer muito. Adivinha quem era o web designer?
O site desse cliente era tão ultrapassado, que quando eu vi o código, me deu vontade de chorar. Logo pensei: vou oferecer um site novinho em folha pra ele, com uma linda galeria de fotos dos produtos que ele vende, com links direcionando para as páginas certas, enfim, um site navegável. Para a minha decepção, ele queria fazer manutenção de conteúdo.
Ele contou uma história dizendo que a moça que fazia manutenção pra ele se recusava a fazer o serviço. Logo eu pensei, meu Deus, lá vem bucha! Mas eu sou uma pessoa persistente, sou brasileira e não fujo à luta e disse: venha!
Tudo bem, levei mais de 5 horas pra atualizar umas 5 imagens e seus subtítulos. O cabeçalho do site era uma imagem, e, nesta imagem, estava o nº de telefone da empresa. A imagem estava em JPEG. Resumindo, tive que jogar a imagem no Fireworks (sim, sim eu adoro o Fireworks, designers de plantão!) e fiz uma gambis tapando o antigo telefone e escrevendo o novo nº por cima do outro. Bom, esse foi só o começo do pesadelo. Todas as páginas do site abriam em uma nova guia! Haviam dois formulários de contato, um em cada página, e eu tinha que reformular os dois. Os links para as páginas de contato estavam no rodapé da home, um em forma de ícone e outro era um gif animado em vermelho e azul. Ou seja, uma suruba visual.
Sem mencionar que o código estava dentro de tabelas, tudo misturado com divs, bem básico. Nem preciso dizer que, depois disso, nem sendo paga eu mexi novamente nesse site, né? Sofrimento tem limite e eu me amo!
Conclusão
Se você é um acumulador compulsivo de lixo virtual, liberte-se. Procure ajuda espiritual, médica, qualquer ajuda. Entre lá no seu site e analise os pontos que comentei. A próxima postagem vai te ajudar mais ainda. Vou escrever como fazer um diagnóstico do seu site.
Se você resolveu se libertar, entre em contato comigo, estou pronta pra substituir seu antigo site por um novinho em folha. Eu prometo que te envio as pastas do antigo site como lembrança, tá?
Andrea Marques
www.popmais.net
contato@popmais.net
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